O que vem depois?

by - maio 25, 2015

Lembro que eu costumava ter muitas dúvidas antes de entrar na faculdade: Eu ia passar? Eu iria gostar do curso? As pessoas seriam legais? Eu conseguiria administrar a minha vida maluca de trabalhar e estudar? Conseguiria um estágio logo? E se eu conseguisse, daria conta? Largaria o emprego e voltaria pra casa? Ficaria em dependência? Eu pensava nas coisas milimetricamente e tentava listar todos os problemas que eu poderia ter.

Os dias passaram, tive de estudar por conta própria, foram muitas madrugadas em claro. (Sabe como é, quando se trabalha e estar no último ano do ensino médio, não sobra muito tempo para frequentar um cursinho) Com muito esforço, eu acabei entrando em uma faculdade, na verdade, fui aprovada em cinto (naquela época era muito mais difícil de ser aprovada em uma Universidade Federal, e veja só, fui aprovada em cinco, eu nem acreditava!) Agora eu teria de escolher entre Geografia, Jornalismo, Turismo, Pedagogia e Direito.

Eu lembro que na época eram tantas vozes tentando influenciar minha escolha, e eu tinha de decidir logo, no fim das contas, escolhi a Geografia, e as coisas foram seguindo seu fluxo normal. Mesmo na faculdade, continuei trabalhando, conheci pessoas, fiz amigos, adorei e odiei professores, arranjei estágios legais, conseguir duas bolsas de Iniciação Cientifica, ministrei aula de Geografia do Brasil no cursinho pré vestibular da minha faculdade, consegui passar nas matérias e chegar ao tão sonhado último ano. Se pensei em desistir nos momentos difíceis? Sim, até eu quis jogar tudo para o alto uma vez ou outra. Mas tô aqui.

Passei os últimos meses todos pensando no meu TCC. E enquanto eu pensava no roteiro de viagem para a pesquisa de campo, nos teóricos que eu usaria para dar consistência na pesquisa, sobre essas minhas constantes trocas de temas e orientador, na incerteza do que eu trabalharia, enfim, me vi pensando num futuro tão próximo e tão longe que parece quase irreal. Vai dar tudo certo na banca? Eu vou conseguir tirar uma boa nota e ser aprovada? Por agora essas duas dúvidas me mente um medão.

O que eu farei no ano que vem? Conseguirei ser aprovada no mestrado? Vou atuar na área da Licenciatura ou do Bacharelado? Todos esses questionamentos me causam borboletas saltitantes no estomago. Essas dúvidas me assustam mais que tudo na vida e me faz travar, toda vez que penso a respeito.  Parece um tapa na cara: e aí, como vai ser o futuro?

Já vi alguns amigos passarem por isso. E, por incrível que pareça, estão aí, vivinhos da Silva. Porque, no real, crescer dá dor de cabeça, é cansativo e, às vezes, até chato. Mas a gente cresce e nem vê. Engata a primeira e vai. Acaba entrando no automático e aprende, muitas vezes, no tranco. Mas cresce, sabe? Chora um pouco, grita, esperneia, bate o pé, mas cresce. E continua vivo.

E por isso eu ando tentando abandonar essas minhas neuras. Porque imaginar detalhadamente cada problema que pode acontecer é cansativo e me faz deixar de pensar no momento que realmente importa: No aqui e agora. Afinal, o que é o futuro além do reflexo das nossas escolhas no presente? E o que eu aprendi com os últimos tempos é que, ainda que com medo, a gente acaba sobrevivendo aos desafios. E fica até feliz em encará-los e superá-los.

E aí, no fim das contas, crescer pode até doer, mas não é um bicho de sete cabeças. Eu sei, dá medo do que a gente não conhece, eu sinto isso quase todo o tempo, mas se você estiver com medo, vai com medo mesmo.

Boa sorte pra nós….

You May Also Like

0 comentários