O sofrimento não é pra sempre

by - abril 15, 2015

Como confiar e acreditar que dias melhores virão, quando tudo vai mal? Quando você olha pros lados e não ver uma saída? Sabe, é natural questionarmos Deus, quando a dor é tamanha e o sofrimento parece tomar conta das nossas vidas. O próprio livro do profeta Habacuque, começa com esse questionamento: Até quando senhor eu clamarei por socorro, sem que tu ouças? (Habacuque 1:2)
Deus não tem prazer no sofrimento do homem, ao contrário ELE nos diz todos os dias: Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11:28) Hei! Deixa eu ajudar você? Deixa eu carregar as suas dores? Vamos trocar de fardo? Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11:30) Diz o Senhor!
Na Bíblia encontramos muitas histórias de pessoas que assim como nós, também passaram por situações difíceis. Se você que agora me ler, passa por alguma dificuldade e a sua fé se encontra pequenina. Saiba que a dor não é pra sempre! E podemos tirar preciosas lições dela, aqui vai cinco (5) passagens Bíblicas que nos ajudaram a olhar para a sofrimento com esperança..
1- O sofrimento produz intimidade com Deus
Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. (Jó 42:5)
Nesse versículo Jó expressa o que ganhou com tamanho sofrimento: conhecer Deus. Porque antes ele O conhecia de ouvir falar, mas agora ele verdadeiramente O conhece!
Provavelmente se somarmos nossas dificuldades não chegaríamos perto do que Jó sofreu. Perdeu filhos, esposa, amigos, seus bens e por fim ficou doente. Sua postura diante de tamanha dor certamente produziu o que alcançaria no final. O sofrimento desse personagem bíblico nos mostra o quanto nos achegamos a Deus diante da dor e do sofrimento e o quanto aumenta nossa intimidade com Ele nos leva mais próximo da sobrevivência e da certeza de uma vida plena e feliz ao fim da escuridão
  1. O sofrimento nos permite consolar outros que sofrem
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. (2 Coríntios 1:3-5)
Da mesma maneira que podemos nos inspirar na história de Jó para encontrar esperança. Outras pessoas querem ouvir de nós, sofredores, que há sim uma luz no fim do túnel. As pessoas querem ouvir mensagens de fé e receber encorajamento de pessoas que já vivenciaram o que elas estão passando. Devemos encarar nossas barreiras como oportunidades de aprender, nos achegar mais a Deus, exercitar nossa fé, conhecer o caminho da esperança para ensinar e levar alívio para nossos irmãos que sofrem.
  1. O sofrimento nos refina
Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; provei-te na fornalha da aflição. (Isaías 48:10)
Como exemplificado nesse trecho, é na fornalha da aflição que somos purificados. É quando nossas qualidades e defeitos submergem e Deus os refina e os elimina. Enquanto estamos na fornalha, ele nos observa a todo momento para que o fogo não nos destrua.
  1. O sofrimento produz crescimento e maturidade
Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações. (Tiago 1:2-4)
Sim! Alegre-se, pois são as diversas tentações que produzem paciência por meio da fé. É a oportunidade dada a nós para sermos refinados, lapidados e perfeitos por meio da obra perfeita Daquele que é perfeito e sabe todas as coisas necessárias para que cresçamos e amadureçamos espiritualmente.
  1. Para serem conformes à imagem de seu Filho
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8:28-29)
Todas as coisas contribuem para o nosso bem, é o que lemos nessa passagem e o que nos pode trazer conforto em meio a aflição. Saber que não estamos sozinhos, que tudo colabora para o nosso bem, e que bem maior é estarmos de aguardo com a imagem do filho de Deus? Todo sofrimento enfrentado vale o galardão de sermos a imagem e semelhança Dele.
Qualquer sofrimento e dificuldade que enfrentemos é pouco comparado ao que recebemos como promessa por meio dessas passagens bíblicas. Tudo colabora para o nosso próprio bem, para que sejamos aperfeiçoados, refinados, purificados, amadurecidos, fortalecidos e mais semelhantes ao Filho de Deus. Na bíblia há o caminho para o refúgio nos momentos de pesar. Que o seu sofrimento receba um sopro de alívio, assim como o meu fardo ficou mais leve.

You May Also Like

0 comentários